OS MISTÉRIOS E O FASCÍNIO DOS CIGANOS

Se os ciganos já exercem um fascínio sobre nós, essa magia se acentua ainda mais quando conhecemos realmente a sua história,suas tradições, o seu modo todo especial de viver.
E é assim que nós vamos iniciar nossa viagem pela Alma Cigana.

ORIGENS
Há uma lenda cigana, passada por gerações e gerações, que diz que o povo cigano foi guiado por um rei no passado e que se instalaram em uma cidade da Índia chamada Sind onde eram muito felizes. Mas em um conflito, os muçulmanos os expulsaram , destruindo toda a cidade. Desde então foram obrigados a vagar de uma nação a outra...

Outras informações sobre as origens dos ciganos foram obtidas através de estudos lingüísticos feitos a partir do século passado.
A comparação entre os vários dialetos que constituem a língua cigana, chamada romaní ou romanês, e algumas línguas indianas, como o sânscrito, o prácrito, o maharate e o punjabi, permitiu que se estabelecesse com certeza a origem indiana dos ciganos.

A razão pela qual abandonaram as terras nativas da Índia permanece ainda envolvida em mistério. Parece que eram originariamente sedentários e que devido ao surgimento de situações adversas, tiveram que viver como nômades. Segundo outra lenda, narrada pelo poeta persa Firdausi no século V d.C., um rei persa mandou vir da Índia dez mil Luros, nome atribuído aos ciganos, para entreter o seu povo com música. Quando se fala em ciganos, nos lembramos imediatamente de dois tipos de ciganos; os Ciganos Nômades e seus descendentes e os Espíritos Ciganos, que são cultuados pela Umbanda.

Sobre o Povo Cigano existem diversos textos publicados em livros, jornais e internet que enaltecem as principais características desse povo que apesar de muito antigo e de estarem em todos os países, ainda preservam e mantém em segredo muitos de seus costumes.

Quanto aos Espíritos Ciganos também há uma vasta literatura, porém, neste caso, existem também muitas informações desencontradas e algumas até contraditórias.

*Falando em nome dos Ciganos*
Você gosta dos ciganos?
Em relação a eles podemos ter estas opções: odiá-los, amá-los, ignorá-los.
Eu prefiro amá-los. Sabe porquê? Porque eles são o povo mais excluído da terra e eu me identifico com eles. Sempre me senti excluído, desde criança.

Você é religioso? Eu também sou. Todavia não tenho capuz, isto é, sou católico à minha moda, não quero etiqueta, mas sou muito religioso.
E sei que no fundo da sua alma você é profundamente bom, espiritualmente superior, e é um bem.

Olha aqui, voltando aos ciganos, saiba que eles tiveram grande influência na formação da nossa pátria.

Fiz estudo especial sobre este tema.
Por falar em pátria, volto a dizer que uma das qualidades invejáveis do cigano é não ter pátria:
o mundo é sua pátria. Que maravilha!
um povo que não se curva a governos, não tem armas nacionais, selos ou símbolos de qualquer natureza.
Agora, na ONU, consideraram eles oriundos da Índia, criaram uma bandeira e hino para eles, não sei se vai pegar.

Eles são totalmente desligados de coisas como residências fixas, governos, reis, eleições, enfim são livres como pássaros no céu, vivem muito bem sob tendas.

Gostam de dinheiro, sim, afinal precisam viver, e o mundo é duro, muito duro para os párias.

Eu invejo os ciganos e não posso ser um deles a sociedade não me permite.

Você já viu um cigano seqüestrador?
Já viu um cigano assaltante de bancos?
Já viu criança cigana abandonada?
Já viu velhos ciganos abandonados?

Aqueles que falam mal dos ciganos, liguem o "desconfiômetro", devem levar em conta que eles, os ciganos, são espelhos de nós mesmos.
Você me entende...

Se você vê um homem desprezível, você é também desprezível; se vê um homem bom, você é bom.
É o espelho, meu caro...

Seja livre (no íntimo) como um cigano!
Somente assim será feliz.

Por último, não menos importante, evite os falsos profetas e aninhe nos braços de Jesus, o verdadeiro Salvador e também o maior dos ciganos.

Lembra que somos partícula de Deus, O Grande Arquiteto do Universo.
E como muito apropriadamente disse o grande poeta Augusto de Lima:
Há uma só lei da existência sob a esfera luminosa;
partilham da mesma essência homem, ave, estrela e rosa.